segunda-feira, 6 de abril de 2009

12 Promessas do Salmo 23 - Parte1

A Paz Amados,
Segue continuação do estudo da Pra.Ana Paula Valadão Bessa.
Aqui você o encontrará resumido, pois são 12 Promessas do Salmo 23. Tenho certeza que vocês serão edificados:

1° Promessa de Provisão
“O Senhor é meu pastor, nada me faltará.”

Podemos nos recordar de tantas Palavras que nos trazem alívio e tranquilidade quanto às ansiedades desta vida. O próprio Senhor Jesus nos disse para não andarmos ansiosos quanto ao que comeremos, com que nos vestiremos, pois nosso Pai Celestial sabe que precisamos destas coisas. Na verdade, Ele disse que as pessoas que não conhecem a Deus são as que correm atrás delas.

2° Promessa de Descanso
“O Senhor é o meu Pastor... Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma.”
É maravilhoso pensar que Deus também cuida de nós desta maneira, nos levando ao lugar de provisão e descanso. Ele nos leva, nos guia ao lugar onde encontramos tudo o que precisamos. Ele quer que confiemos, pois imagine se a ovelha ficasse ansiosa, preocupada, sem confiar no cuidado do pastor para com ela? Seria muito estranho, não é mesmo? Podemos descansar no Sumo Pastor Jesus.

3° Promessa de Direção
“O Senhor é meu pastor… Guia-me.”
Como ovelhas do Bom Pastor reconhecemos a Sua voz e seguimos a Sua direção.
É maravilhoso pensar que não precisamos tomar uma decisão sem antes consultarmos o nosso Deus, que deseja participar em todas as áreas de nossas vidas. Apesar de ser um Deus tão grande, Ele se importa em nos ajudar e anseia que experimentemos esta dependência do Seu conselho. Aliás, nós é que negligenciamos o Seu amor, pois Deus está sempre disponível para nos ouvir e atender ao nosso clamor por sabedoria.

4° Promessa de Santificação
“O Senhor é o meu Pastor… Guia-me pelas veredas da justiça por amor do Seu nome.”
As veredas da justiça nos falam de santificação. Aprendemos nas Escrituras que há diversos tipos de caminhos. Caminhos que conduzem à morte e destruição. Caminhos de paz, veredas planas, não tortuosas.
Esses caminhos não falam apenas do que trilhamos com nossas escolhas e decisões, mas sim, dos caminhos do nosso coração, das nossas motivações, os caminhos interiores. Ao invés de olharmos tanto para fora, Deus nos convida a refletirmos e olharmos para dentro de nós mesmos.

5° Promessa de Coragem
“O Senhor é meu pastor... ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum.”
A promessa que, como ovelhas, recebemos do Sumo Pastor, Jesus, é de que não precisamos ter medo quando estivermos atravessando um vale difícil. O Salmista diz que não temerá. Não apenas no Salmo 23, mas em tantos outros, como no Salmo 27, Davi escreveu sobre esta falta de temor, ausência de medo nas situações adversas. Ele descreve a coragem, a segurança, a paz, que enchem o coração de todos aqueles que conhecem e confiam em Deus. “Não temerei más notícias.”

6º Promessa da Presença
“O Senhor é meu Pastor... Tu estás comigo.”

Esta para mim é a mais linda de todas as bênçãos descritas no Salmo 23. Se somos ovelhas do Pastor Jesus, podemos ter a certeza de Sua presença perto de nós. Ele disse que estaria conosco todos os dias, até o fim dos tempos! E mais, disse que não ficaríamos órfãos, mas ao subir e assentar-se exaltado à direita de Deus Pai, Ele nos enviou o Seu Espírito, que não apenas estaria conosco, mas habitaria em nós! Cristo em nós! Que Presença santa, maravilhosa, confortadora!

Ana Paula Valadão Bessa

Resumido do Blog:
http://blogdaana.wordpress.com/

Nenhum comentário: